PREFACIO
Serve esta nota introdutória para esclarecer os Colegas Associados os motivos que nos levaram a candidatar à Delegação de Almada da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal (ACSDS).
O actual momento da Economia Mundial e factores locais, contribuíram para que o comércio local, nomeadamente o do Concelho de Almada, esteja a atravessar uma crise sem precedentes. O afastamento das populações dos antigos centros de comércio pode ser também explicado pela não renovação das populações nos centros urbanos (casas devolutas e afastamento dos jovens para as periferias) e a criação de novos hábitos de consumo (Grandes centros comerciais). A facilidade de acesso e de estacionamento são uns dos grandes motivos de sucesso destes últimos e que o comércio local não consegue igualar. A falta de modernização dos antigos atractivos dos centros de comércio local (alguns dos Mercados Municipais e estabelecimentos comerciais) também contribuíram para o gradual afastamento dos potenciais clientes procurando outro tipo de espaços.
É aqui precisamente, que a Comissão Directiva se deve focar e NUNCA deixar de estar ao lado dos Associados. Ninguém melhor do que os Associados percebe as dificuldades de captação de clientes e a sua voz tem de ser sempre ouvida e tomada em consideração no momento de tomada de decisões sobre os espaços onde se inserem os seus estabelecimentos comerciais.
A esse modelo contrapomos agora um outro MODELO DE GESTÃO. Estamos voltados para o futuro. Queremos introduzir novas ideias, novos métodos de acção, uma nova concepção de ASSOCIATIVISMO.
A nova Comissão Directiva de Almada da ACSDS deve ter uma visão estratégica para o desenvolvimento de sector comercial e dos serviços, e estar concentrada em constituir parcerias de sucesso, com lealdade, para melhorar cada vez mais o sector do comércio no Concelho de Almada.
Agora esta dinâmica equipa poderá mudar o rumo da Delegação de Almada da ACSDS se os Associados quiserem!
Aqui podem conhecer o nosso programa e porque achamos que mudar é essencial para o futuro do comércio e dos serviços no Concelho de Almada.
UMA NOVA CONJUNTURA
UMA NOVA REALIDADE SÓCIO-ECONÓMICA
Com o desenvolvimento económico e urbano, verificaram-se profundas alterações nas estruturas comerciais e nos hábitos de consumo do Concelho de Almada e dos Almadenses.
A necessidade de uma gestão integrada e de estratégias renovadoras torna-se imperativa, sendo a dinamização da Delegação de Almada da ACSDS, determinante dentro do enquadramento de desenvolvimento comercial da cidade de Almada e das suas freguesias.
Os nossos objectivos são claros:
- Potenciar o comércio e os serviços no concelho de Almada como uma actividade diversa e multifuncional que garanta aos consumidores residentes e visitantes uma oferta de qualidade, competência e personalização. O comércio de rua e os serviços deverão ser vistos como um todo, sendo fundamental conceber uma imagem de marca atractiva e mobilizadora.
- Promover a oferta do comércio de rua e serviços existentes no concelho, identificando as suas características e as suas vantagens comparativas e diferenciadoras de serviços.
- Mobilizar e envolver todos os agentes intervenientes no concelho de Almada (Associados e não Associados) num processo de renovação global, dinâmico e contínuo. O comércio de Almada deverá romper com os modelos ultrapassados e aproveitar a oportunidade de se promover como o sector do futuro!
PROPOSTAS PARA AS DIFERENTES
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Associativismo
. Representar de forma absolutamente imparcial os comerciantes Associados
.Defender os interesses dos Associados bem como os interesses da zona Histórica, comercial e social do concelho de Almada
.Estimular a representatividade da Delegação de Almada da ACSDS como interlocutor privilegiado entre os Associados e todas as Entidades Institucionais do concelho, criando núcleos de freguesia
.Definir o enquadramento dos serviços partilhados a prestar pela Delegação de Almada da ACSDS aos seus Associados como por ex: apoio jurídico, apoio técnico, aconselhamento, formação profissional, etc.
2. Marketing
. Promover a oferta e os serviços do concelho de Almada dentro da sua diversidade
. Criar um serviço de apoio aos visitantes através de suportes informativos da oferta existente no concelho (p.ex roteiro de Almada)
. Criar uma visão global da gestão da marca Almada como zona comercial
. Cooperar com a comissão NOVALMADAVELHA para a promoção e desenvolvimento do centro histórico de Almada
. Criação da figura de sócio honorário da Delegação de Almada da ACSDS
. Criação da secção de comércio, serviços, indústria e restauração no boletim Municipal
. Campanha conjunta de incentivo ao uso dos parques de estacionamento (distribuição de mapas de localização; promoção do uso das senhas a 0.25€ e alargar esta medida a todos os parques explorados pela ECALMA)
. Promover estudo/inquérito de satisfação dos utentes dos diferentes centros de comércio sobre a atractividade do comércio local; sobre a facilidade de estacionamento e, mobilidade.
Estrutural
. Concertação de estratégias e politicas globais para as diferentes zonas de intervenção no concelho de Almada (p.ex: estender o conceito de ALMADA CENTRO a outras freguesias)
. Isenção de taxas de estacionamento na mudança de uso de lojas
. Definição de novos horários comerciais que se adaptem melhor às novas realidades sociais.
. Contribuir para a definição de políticas de procura de investimentos e possível intermediação entre investidores e entidades responsáveis nomeadamente no que diz respeito a implementação de " lojas âncora ".
. Encorajar o desenvolvimento de novos equipamentos urbanos e espaços verdes (p. Ex: sinalética comercial)
. Incentivar o uso de bicicletas amigas do ambiente como modo de deslocação no concelho de Almada.
. Definição de parcerias estratégicas com instituições e prestadores de serviços (ARESP, CMA, Ministério da Cultura, etc.).
. Oferecer formação temática aos Associados
. Criar planos de formação profissional específica para os colaboradores dos Associados.
. Concorrer a dois novos MODCOM para 2010 (Almada e Costa da Caparica) onde estarão inseridas algumas rubricas no que diz respeito à animação cultural e turística.
. Elaboração de um plano de angariação de novos Associados e recuperação de antigos Sócios com o pedido à direcção central da isenção durante 2 meses após o acto eleitoral, do pagamento de jóia e quotas em atraso.
. Concorrer a um pacote de formação profissional
Animação cultural e turística
A Delegação de Almada da ACSDS deve desenvolver um plano concertado que reflicta o interesse dos seus Associados e outras Entidades responsáveis no sentido de dar nova vida ao concelho de Almada com as seguintes actividades:
. Espectáculos lúdicos e musicais
. Concertação de horários, com abertura na hora de almoço, sábados à tarde e dilatação do horário pelo menos uma vez por semana
. Estimular a arte nas ruas do concelho Almada com teatro, caricaturas, estátuas vivas, artesanato, etc.
. Criação de circuitos artísticos (galerias, musica ao vivo, gastronomia, enologia, etc)
. Elaboração de itinerários culturais através das montras do comércio do concelho de Almada
. Feiras temáticas (livros, velharias, vestuário, selos, numismática, vestuário, brinquedos antigos, etc.)
. Stock off's nos finais de estação e outlets durante todo o ano
. Iluminação multicolor nas fachadas do centro a cidade
. Workshops para escolas
. Almada Fashion
. Parcerias com instituições sociais no âmbito da responsabilidade social com partilha de campanhas de angariação de fundos
. Incentivo ao roteiro pelas tasquinhas de Almada pelas tunas académicas no âmbito da queima das fitas e recepção ao caloiro (período de 30/4 a 8/5 de 2010)
. Promoção de um Mega-Magusto em Novembro (período de 11/11 de 2010)
. Almada Bike Race na zona histórica de Almada integrando a prova no circuito Nacional de BTT
. Promover campeonatos internacionais de surf na Costa de Caparica bem como outras provas desportivas.
. Rally Paper
. Promover os santos populares da região (carrinho de manjericos móvel) 24/6 de 2010
. Comemorar o dia dos namorados (14/2 de 2010)
. Promover as sextas-feiras à noite com dilatação do horário de funcionamento das lojas e, se possível, com circulação gratuita nos MST das 19.00 às 23.00
. Comemorar o dia da Mãe (2/5 de 2010)
. Comemorar o dia do Pai (21/3 de 2010)
. Comemorar o dia dos Avós (26/7 de 2010)
. Sessões de cinema ao ar livre
. Concurso de montras
. Montras vivas
. Comemorar o dia do comerciante
. Colocação de uma tenda gigante temática em formato móvel
. Festa de passagem de ano
. Comemorar o dia Mundial do livro (23/4 de 2010)
. Promover o desfile de cabeçudos pela cidade de Almada
. Promover o natal no concelho de Almada
. Mundial de futebol com ecrãs gigantes em vários locais do concelho
. Comemorar o Halloween (1/11 de 2010)
Promoção Comercial
. Acções de promoção ao comércio de rua no concelho de Almada
. Publicidade de conjunto comercial (merchandising uniformizado, bandeirolas de fachada, etc.)
. Uniformização de actuações e campanhas
. Edição de boletim informativo
. Cartão de compras
. Senhas de estacionamento
. Relançamento da nova imagem da marca ALMADA CENTRO
. Edição de brochura institucional
. Criação de newsletter para Associados e seus Clientes
. Criação de site com vendas on-line
. Campanha de divulgação da nova imagem de marca
. Colocação de postos de informação fixos (help points)
. Criação de um meio de comunicação de informação do conceito ALMADA CENTRO através da instituição de um órgão de gestão para cada uma das zonas delimitadas
Segurança
A Delegação de Almada da ACSDS deve colaborar na definição de prioridades na prevenção da segurança no concelho de Almada em conjunto com a PSP e CMA.
Consigo, a nova comissão directiva de Almada vai contribuir para MODERNIZAR, REQUALIFICAR, DINAMIZAR, PROMOVER E ANIMAR.
Foram estes os grandes objectivos que moveram este GRUPO DINÂMICO a abraçar este novo projecto de vida Associativa para o concelho de Almada!
TODOS JUNTOS, teremos mais força, mais dinâmica e mais visibilidade para um melhor relacionamento com os clientes e as entidades oficiais.
E esta será uma futura Associação perto de si, para si e para promover o COMÉRCIO E SERVIÇOS do concelho de Almada!
Presidente: Gonçalo Paulino Unipessoal, Lda - representado por Gonçalo Gouveia Martins Paulino
Vice-Presidente: Oliveira & Barros, Lda - representado por Nuno Miguel Barros Oliveira
Tesoureiro: José Pedro Claro da Costa Carreiras
1º Secretário: Mónica Clinica de Estética Profissional e Medicina, Lda - representada por Mónica Fernanda Pinho Bastos Carvalho
2º Secretário: Boggy - Comércio de vestuário e acessórios de moda, Lda - representado por Ricardo Jorge dos Santos Elias Augusto Venâncio
Suplentes:
Culote - Comércio de Lingerie, Lda - representada por Silvia Cristina Ribeiro Santos da Gama Cabral
Margarida Jerónimo, Lda - representado por José Fernando Duarte Jerónimo
Obrigado, pelo voto de confiança
almadanarua@gmail.com
5 comentários:
Seria bastante positivo se realmente todos estes planos fossem concretizados.
Começo por vos perguntar, em primeiro lugar porque é que a vossa equipa, que se propõe a fazer melhorias excepcionais, não assina?
Depois onde fica a ACSDS. Como podemos tornar-nos associados?
A facilidade de acesso e de estacionamento são uns dos grandes motivos de insucesso e que o comércio local não consegue igualar, porque a CMA não quer, ou ainda não se lembrou?
Vocês propõem "Campanha conjunta de incentivo ao uso dos parques de estacionamento (distribuição de mapas de localização; promoção do uso das senhas a 0.25€ e alargar esta medida a todos os parques explorados pela ECALMA)" - mas o Forum não se paga...porque ir ao comercio de rua?
Porque não propor, à semelhança do existem em alguns centros comerciais de Lisboa, pagos, que com os talões das compras sejam descontados os valores a pagar nos parques, para isso o cliente só tem de fazer a prova da compra junto dos balcões das informações(que lá existem)...parace-me uma boa ideia, a ser considerada para aqui...digo eu.
"Acções de promoção ao comércio de rua no concelho de Almada", quando falam deste assunto que planos de acção têm pensados...para levar de facto os comerciantes a colaborar convosco e mesmo a associarem-se.
Não me identifiquei no inicio, mas faço-o agora, tenho um espaço comercial no conselho de almada, que abriu em Maio do ano passado, pois acho que era uma lacuna neste conselho, a falta de uma loja com os produtos que comercializo, e sinto que faz falta alguém como vocês, para promover o comercio tradicional com o atendimento personalizado, não só a mim mas também todos aqueles que têm coragem de arriscar nesta altura em que, como vocês mesmo dizem, "O actual momento da Economia Mundial e factores locais, contribuíram para que o comércio local, nomeadamente o do Concelho de Almada, esteja a atravessar uma crise sem precedentes".
Espero por mais informações aqui no blog, pois o mundo é feito de mudança e se é isso que vocês propõem, força.
FL
Ainda bem que temos um projecto com pessoas jovens,felicidades para esa equipa.
Essa nova imagem,será apoiada por todos, clientes e comerciantes mas fica-se na duvida sobre o financiamento visto a Associação ser deficitária,não tem receitas para cobrir as despesas corrente.
Caro FL
Obrigado pelo seu contributo e pelo interesse no conteúdo programático da nossa LISTA A.
Todas as suas dúvidas serão esclarecidas na Reunião agendada para dia 9 de Fevereiro , pelas 21:00, nas instalações dos Bombeiros V. de Almada.
Compareça, nós contamos sempre consigo!
Caro Comentador
Tem toda a razão relativamente á situação de falta de liquidez resultante da dolosa gestão da Direção anterior da DAACSDS.
No entanto, a realização de todas estas animações culturais só são possiveis ao abrigo do programa de incentivos financeiros para estruturas Associativas no âmbito do MODCOM.
Bem Haja!
Enviar um comentário